VO ________________________________ SVO
O ESPAÇO SENSORIAL em foco tem a sua propriedade...
Se para VER e OUVIR de modo pleno, o animal é dotado, entre outros atributos, de fisiologia e coordenação motora ``PARTIDAS/FLEXÍVEIS´´ e para SER VISTO e OUVIDO também plenamente, de fisiologia e coordenação motora ``TOTALIZADAS/RÍGIDAS´´,... os dois modos audiovisuais (o VO e o SVO plenos) não podem ser realizados por um mesmo corpo animal,... ou um ou outro,..o que equivale à impossibilidade de um animal ser GATO e CACHORRO ou EQUINO e BOVINO ao mesmo tempo,... em suma, de ter as duas LIBIDOS !
A propriedade exposta pode ser expressa mais elegantemente da seguinte forma :
QUANTO MAIOR A PERFEIÇÃO DE UM INSTINTO ANIMAL NO ATO DE PERCEBER O INTERLOCUTOR (DE VÊ-LO E OUVI-LO/DE OBSERVÁ-LO), MAIOR A SUA IMPERFEIÇÃO NO ATO DE SER PERCEBIDO POR ELE (DE SER VISTO E OUVIDO/DE SER OBSERVADO)!...E VICE-VERSA.
Pois essa limitação também ocorre no universo subatômico da Física Quântica :... quanto maior a perfeição (a `certeza´) na medida da velocidade de uma microentidade (p.ex: um elétron), maior a imperfeição (a `incerteza´) na medida da posição dessa entidade. De onde essas duas variáveis não podem ser fixadas com precisão numa mesma medição, do mesmo jeito que os atos de VEROUVIR e SER VISTOOUVIDO não podem se realizar com precisão num mesmo corpo!
Vide o GATO : ele é perfeito no VEROUVIR, mas imperfeito no SER VISTOOUVIDO. Já o CACHORRO é inverso, perfeito no SVO e imperfeito no VO ! E o mesmo ocorre, respectivamente, com EQUINOS e BOVINOS. Evidentemente que nos referimos à dimensão audiovisual primária.
Atente para o CAVALO...
Posicionando – se para VER e OUVIR, a cada dia ele mais nos conhece... e paradoxalmente, como não se posiciona para ser visto e ouvido,... menos o conhecemos !
Não é à toa que CAVALOS surpreendem ! E gatos idem. Ambos são imprevisíveis,... o que nos incentiva a interagir com eles.
CACHORROS e BOIS, ao contrário, nos conquistam por serem previsíveis ! A interação com eles também é limitada, porém, no sentido inverso. O resultado ? Nós o conhecemos e em contraparte eles não nos conhecem... e nem fazem questão disso !
Vide o cachorro da casa vizinha. Toda vez que você passa pela calçada próxima... ele late como se fosse a primeira vez que o visse, ou seja, ``sensorialmente´´ se comporta como não lhe conhecesse!
Ao considerar a interação ``homem - CAVALO´´ como sujeita à mesma arquitetura sobre a qual se funda o ``Princípio da Incerteza´´, o ESPAÇO SENSORIAL... seguindo a atual tendência de interdisciplinaridade... retira de certa forma da Psicologia a responsabilidade de sozinha – ou acompanhada da Biologia – explicar aspectos básicos da relação acima.
Fora a utilidade de se constituir num recurso para a compreensão do EQUINO e de sua interação com o homem,... o ESPAÇO SENSORIAL nos leva a repensar a estrutura em que o CAVALO – ATLETA, atualmente vive...