A oposição entre EQUINOS e BOVINOS apontada pelas PERCEPÇÕES assinaladas, define um ESPAÇO `` DIDÁTICO ´´ para a vivência e compreensão do CAVALO. Vamos designá - lo simplesmente de ESPAÇO SENSORIAL.
Do mesmo jeito que para se viver e explicar a claridade de forma plena, é preciso viver e explicar a escuridão,... para se vivenciar e compreender o CAVALO sensorialmente, é necessário confrontá - lo com o seu oposto - mais próximo - neste plano, isto é, com BOVINOS, comparando os ` modos sensoriais ´ de ambos em suas várias dimensões ( visual, auditiva, fonatória, olfativa, tátil, motora,... ).
Para apresentar o sensorial EQUINO aos participantes dos cursos de `` Introdução ao CAVALO ´´, o passo inicial pode ser fazê - los tocar em BOVINOS, o que equivale a iniciar ``por aquilo que o CAVALO não é ´´.
Deslize as mãos pelo dorso de ambos
e perceba as sensações !
E as circunstâncias para a observação da conduta tátil dos CAVALOS, isto é, `` do modo como gostam de tocar e serem tocados ´´, são muitas. Considere o ` tocar ´ no seu sentido amplo e compare, por exemplo, como vacas e éguas se deitam, ou seja, como convivem ` tatilmente´ com o chão, com os mourões, as paredes,... ou então, repare nos modos como fazem uso do tato lingual, contrastando neste caso, a voracidade da língua bovina com a sutileza da equina ao lamberem o vasilhame de leite na cocheira ! É por meio dessas vivências comparativas, e as estendendo a todas dimensões sensoriais, que nasce a percepção clara e objetiva do que o CAVALO sensorialmente é.
Da mesma forma que no âmbito da linguagem verbal ` uma palavra só faz sentido em relação às demais ´, isolada ela é pobre de significado,... no universo das linguagens não - verbais dos animais investigados vale o mesmo,... de onde para se compreender EQUINOS um dos caminhos é conviver com BOVINOS !
Ao iniciar as observações sugeridas, a própria sensorialidade dos participantes possivelmente não estará aferida para focalizar esta categoria de fatos, para perceber essas nuances modais primárias... mas com o suceder das comparações, os envolvidos gradualmente darão conta, em primeiro lugar,
- que do ponto de vista sensorial modal ( isto é, em relação aos modos de VER, OUVIR, TATEAR, SONORIZAR, CHEIRAR, SE ALIMENTAR, ANDAR,... primários, os que se desenvolvem no âmbito do dualismo elementar ``a parte - o todo´´) equinos e bovinos são não só diferentes, como OPOSTOS entre si... e em segundo,
- que EQUINOS possuem uma base sensorial definida,... um conceito sensorial mínimo que vale para todas as suas raças e explica de maneira objetiva e sem ambiguidades, aspectos elementares do seu instinto.
O ESPAÇO SENSORIAL tem a vantagem de enquadrar a linguagem primária da população EQUINA numa rede de relações : de apresentá - la em afinidade, por exemplo, com as de FELINOS e AVES e em oposição às de BOVINOS, CANINOS e RÉPTEIS.
À estas cinco populações designamos de `` GUIAS na compreensão do CAVALO ´´.
Vide o ramo esquerdo na figura acima...
Antes de se expor aos participantes dos cursos de Introdução aos EQUINOS, como é o toque que o CAVALO gosta, uma outra opção sugerida pelo ESPAÇO SENSORIAL - e agora no plano da semelhança - é orientá-los a interagir com uma AVE. A experiência de passar ao menos dez minutos segurando nos braços, por exemplo, uma galinha... e de modo a não assustá-la, em outras palavras, procurando cativá-la,... vale mais que mil palavras !
O indivíduo que satisfaz tatilmente
uma AVE, está preparado para tocar num CAVALO !
E neste processo, o conviver também com GATOS,... que seja colocando um no colo e permitindo que as sensações de ambos os corpos interajam,... tende a tornar o usuário cada vez mais perceptivo no tocante à sensorialidade EQUINA.
A percepção da semelhança sensorial, a começar da tátil, entre, de um lado, CAVALOS, gatos e aves... e de outro, bois, cachorros e répteis,... fará os usuários deste esquema darem conta de que o CAVALO está imerso, no âmbito das linguagens primárias, num universo sensorialmente ORGANIZADO...
Por sua vez, este acontecimento, o perceber a ordem, permitirá aos envolvidos um incremento na observação de fatos sensoriais primários associados aos animais acima,... não só clareando os expostos, como revelando novos.
Quando o objetivo é ` aguçar a percepção ´ de tratadores, domadores e aficionados dos cavalos, para o que eles sensorialmente são,... a vivência da sensorialidade de outros animais é um fator chave, um artifício que facilita a percepção de determinado aspecto nos próprios CAVALOS.
É mais fácil, por exemplo, inicialmente se perceber a satisfação `` no tocar e ser tocado de modo suave ´´ em GATOS... do que em CAVALOS. E a constatação deste caráter em felinos, facilita a detecção do mesmo caráter nos EQUINOS.
Preparar um CAVALO para determinada PROVA, independentemente de qual seja, pede do ` equitador interativo ´ uma noção cada vez mais profunda e sem ambiguidades da SENSORIALIDADE do animal e de suas preferências neste âmbito. Nessa área, porém, há uma carência de conteúdos. Exemplo : a atual literatura disponível sobre Fisiologia EQUINA não revela o maior talento dos CAVALOS : `` o dom de se posicionarem para VER ´´... e muito menos fazem referência ao ` prazer instintivo ´ que este ato lhes proporciona !
Ora, estes dois esquecimentos mascaram a realidade, afinal CAVALOS - tanto quanto GATOS e AVES - preferem VER a SEREM VISTOS,... e onde há preferência, há prazer, há LIBIDO !
Aliás é baseado em preferências sensoriais como essa,... e nas ` não - preferências ´ correspondentes, que se explica o EQUINO !
Vide o GATO...
Como não gosta de SER VISTO, mesmo no colo de alguém ele precisa se sentir escondido,... de onde evite tocá - lo de modo exagerado, pois isto pode significar para o corpo do bichano, que você o achou... e daí terminou a brincadeira ! Na qualidade de animal que prefere VER a SER VISTO, o GATO se esconde não só atrás das portas e paredes, como dos próprios pelos ! E com CAVALOS -por incrível que pareça - se dá o mesmo...
Do exposto, cavaleiro internauta, vale o conselho : se tratar CAVALOS e GATOS com suavidade, respeitando a pele desses animais,... eles não precisarão se afastar para interagir com você !
Mesmo ao seu lado se sentirão escondidos !
Da próxima vez que entrar no REDONDEL aja de modo a que o seu CAVALO se sinta escondido por detrás dos próprios pelos !
Eles equivalem às penas da AVE, são a sua proteção !
Ao respeitar este compromisso em todas as ações,... do seu primeiro olhar ao CAVALO até o cabresteá - lo e selá - lo,... terá um amigo, `` alguém que reconhece... que você reconhece o que - lá no fundo do instinto - lhe dá prazer ! ´´.
Ouça este conselho: deixe o CAVALO se sentir escondido...
Quanto tempo se perde no aprendizado do CAVALO ou no equitá - lo para determinada prova, por se desconhecer a sensorialidade elementar do animal,... ou por transmiti - la de forma ambígua !
A amizade entre o CAVALO e o homem é poderosa. E desde que o cavaleiro compreenda sensorialmente o animal, ela se torna mais poderosa ainda. Ganha - se tempo e qualidade na interação e no seu resultado. As domas civilizadas que o digam !
Fazer o CAVALO ganhar meio segundo em determinada prova, quando aparentemente se atingiu o limite,... exige um animal `` continuadamente satisfeito ´´.
É neste momento que o conhecimento sensorial entre cavalo e cavaleiro faz a diferença !
Como o ESPAÇO SENSORIAL se utiliza de GUIAS de visão e audição acuradas,... é interessante reforçar o que já foi citado em relação à qualidade audiovisual dos EQUINOS...
O fato de o CAVALO preferir VER a SER VISTO (opção definida na dimensão modal primária do genoma equino) não lhe garante uma visão ` 5 estrêlas ´, como a do GATO e das AVES ( seus aparelhos audiovisuais são anatômica e fisiologicamente diferentes )..., no entanto, igualmente as destes GUIAS, a visão EQUINA contém o fundamento do ` que é VER ´, isto é, o PARTIR, o DIFERENCIAR, o CONTRASTAR,... o que lhe garante eficiência visual primária !
O seu desempenho não só na lida do dia - a - dia como nas várias provas equestres,... é um testemunho da qualidade elementar do seu `` modo de olhar ´´