As duas mentes

Inicialmente e utilizando a IDEIA ANCESTRAL de que o pensamento da JUSTIÇA e o sentimento do AMOR foram os construtores , entre outros, do universo animal,... investigaremos a essência das mentes das duas figuras simbólicas que acionam essas energias : o JUIZ IDEAL atuando no Tribunal e o seu oposto e complemento sensorial , o COMANDANTE IDEAL atuando na Batalha .

Os arquétipos

Enquanto o JUIZ IDEAL é justo com os julgados, o COMTE IDEAL ama os seus soldados.

3.1 PERFIS SENSORIAIS DOS ARQUÉTIPOS

Considere o ambiente de um TRIBUNAL. Como o JUIZ IDEAL não presenciou o evento em julgamento ( se foi um roubo, ele não estava lá ), não tem nada de importante a falar. O seu trabalho sensorial é VER e OUVIR o julgado.

No contexto oposto, o de uma BATALHA, só o COMANDANTE IDEAL conhece antecipadamente os verdadeiros motivos para a luta e a estratégia para o ataque, de onde essa figura simbólica não tem nada de relevante a ouvir ( e ver ) dos seus soldados. O seu trabalho sensorial é SE FAZER VISTO e OUVIDO por eles.

3.2 MUDANDO A NOMENCLATURA

A partir deste tópico designaremos os animais de libido VO ( a começar do nosso CAVALO ) de JULGADORES ,... e os de libido SVO de CONDUTORES :

Instintos

Definida a mudança na nomenclatura e os perfis sensoriais das duas figuras,... vamos, agora sim, às essências das duas mentes...

3.3 A MENTE JULGADORA ( 1 )

O objetivo do JUIZ é chegar à decisão : réu inocente ou culpado. À sua frente duas possibilidades e ele não pode optar por nenhuma. É a imparcialidade, a opção por ambas. O papel do JULGADOR IDEAL é manter a DÚVIDA, pois no último segundo do julgamento pode surgir um depoimento inesperado e alterar a direção do veredicto. Este PENSAMENTO está na raiz da mente julgadora. Vamos representá - lo por uma linha ` partida ´, segmentada nas duas alternativas :

A  essência  da  mente  julgadora

CavaloDesde que no núcleo da mente EQUINA - tanto quanto na do JUIZ - não há o compromisso de optar,... o corpo do CAVALO está apto a seguir qualquer caminho, a mudar repentinamente de rumo, a PASSARINHAR !

3.4 A MENTE JULGADORA ( 2 )

Certamente que um JUIZ sente, tanto que é comum ele intuir `` algo no ar me diz que o réu é culpado ´´, só que não pode optar, o SENTIMENTO tem que ser abafado - guardado - a INCERTEZA perdurar, do contrário a qualidade do veredicto é prejudicada. Disso se conclui : o JUIZ controla o SENTIMENTO com a força do seu PENSAR !

O caráter da imparcialidade ( da não - decisão ) está no centro da personalidade do JUIZ IDEAL e do CAVALO. E para que essa imparcialidade seja mantida, o sentimento tem que estar sob controle , CONTIDO, o que não significa que cavalos e juízes não os tenham. Eles têm sim - e como ! - só que no ato da comunicação o guardam. Essa atitude também se explica sensorialmente : o sentimento atrapalha o VER / OUVIR,... atividade audiovisual básica de ambos.

E por estarem com o ` sentimento guardado ´ cabe ao JUIZ e ao CAVALO , o agirem PENSANDO !

3.5 A MENTE CONDUTORA ( 1 )

O objetivo do COMANDANTE é chegar à vitória. Diante dele a única decisão possível no contexto de uma batalha : VENCER. Vamos representá - la pela linha ` inteira ´ :

A menta condutora

Tanto o COMANDANTE IDEAL quanto o BOVINO são movidos pelo mesmo ímpeto : a parcialidade. É a NÃO - DÚVIDA agindo !

Vide o BOI arremetendo... Quanta CERTEZA em seu movimento !

3.6 A MENTE CONDUTORA ( 2 )

Evidente que o COMANDANTE IDEAL pensa. Vamos imaginá - lo na condição extrema : a sua tropa reduzida a 50 soldados, enquanto os inimigos são 500 ! É inevitável que em tal situação o COMTE elabore o raciocínio `` numericamente estamos perdidos ! ´´, mas não pode se entregar a ele. Você confiaria a guarda da sua cidade a um general que admitisse a possibilidade da derrota ? É por isso que o COMANDANTE aprisiona o PENSAMENTO - o guarda - e em troca libera o famoso grito `` VENCEREMOS ´´, o que pela lógica da CONDUÇÃO IDEAL significa `50 são mais do que 500 ´. É a força do SENTIMENTO dominando o PENSAR !

O PENSAMENTO GUARDADO
( o agir `` sentindo ´´ )

TouroAs mentes do BOI e do arquétipo CONDUTOR se apóiam na parcialidade. E para que esta seja mantida, o PENSAMENTO é afastado, a DÚVIDA inibida. Se a decisão já foi tomada ( a do COMTE de vencer a batalha e a do BOI , de investir sobre o toureiro ! ), não há o que pensar,... é o SENTIR que os faz agir !

3.7 SÍNTESE

Os tópicos precedentes contém os elementos para se compreender o aspecto elementar da mente EQUINA.

CAVALOS são movidos à indecisão ! Essa afirmativa, a princípio estranha, pode ser melhor compreendida através do arquétipo JULGADOR. O que excita o JUIZ IDEAL é justamente o fato de ele estar diante de duas possibilidades e não de uma. É esta DÚVIDA sadia, essa INCERTEZA, que motiva sua mente ... e faz a decisão brotar do ambiente de forma espontânea, sem interferências.

Coloque - se, internauta leitor, na posição do JUIZ IDEAL e confira : é excitante não decidir !

3.8 PARADOXO

Para o senso - comum, julgar é decidir. Errado ! JULGAR não é decidir, é fazer os outros decidirem. Como pode o JUIZ decidir sobre um acontecimento que não presenciou ? Quem decide são as provas, os fatos, a palavra das testemunhas , dos advogados... E do mesmo jeito nas manadas. Quem decide é o garanhão - líder ou a égua xamã, os equídeos especiais,...os cavalos mesmo, os comuns, ` de manada´ , não decidem nada,... pois não faz parte da mente EQUINA o desejo instintivo de DECIDIR.

3.9 PERCEPÇÃO

Percepção

3.10 REDONDEL ( 4 )

Repare no corpo do CAVALO ...

Impulsionado por uma mente que não tem o compromisso de decidir, é um corpo livre, leve ! Com facilidade ele se desvia dos obstáculos, se desgarra do solo, da matéria,...

DECIDIR é aprisionar - se..., é enrijecer, materializar - se !

3.11 INTERCONEXÃO DOS ARQUÉTIPOS

A visão Ancestral - que enxerga os organismos no que eles têm de mais profundo - ressalta a `` interconexão entre as espécies animais ´´, a começar da complementaridade entre Equinos e Bovinos :

Etapas

Considere a interdependência entre os corpos acima e conclua conosco :

... enquanto a decisão não ocorre ( fase EQUINA / JULGADORA ), o corpo é contido, contraído, partido, o sentimento guardado,... é a vez do pensar ! Tomada a decisão, não há mais o que pensar, o sentimento é exposto, ... e o corpo se expande, totaliza, se descontrai ( fase BOVINA / CONDUTORA ) !

Fases

3.12 APARTE

Pela ótica do Conhecimento Antigo os ambientes de um JULGAMENTO e de uma BATALHA ( e seus principais personagens ), sendo sensorialmente opostos, são os cenários perfeitos para se estudar comportamentos que se complementam.

Para que o leitor aficionado do CAVALO tenha um idéia da utilidade deste esquema ``arquetípico´´ na compreensão do EQUINO, vamos considerar a complementaridade `` indeciso/decidido´´ recém focalizada , conforme o parágrafo abaixo...

Tanto num julgamento quanto numa batalha há duas perspectivas : réu inocente ou culpado, vencer ou ser derrotado. A diferença é que no primeiro evento a decisão acontece após o JUIZ interagir com o réu e demais envolvidos ( depois de vê - los e ouvi - los ) e no segundo, antes de o COMTE interagir com seus soldados ( antes do discurso à tropa, ele já decidiu vencer ! ).

Dessa oposição se conclui : o JUIZ atua, isto é, se comunica, com o corpo INDECISO e o COMTE com o corpo DECIDIDO.

Conferindo3.13 CONFERINDO...

Atente para o gato pensando em atravessar a rua ! Quanta indecisão no seu corpo ! O mesmo se dá com a ÉGUA selecionando as gramíneas , com as galinhas ciscando no quintal.

Repare, em contraponto, no cachorro cruzando a estrada, na vaca avançando no capim farto, no jacaré abocanhando o peixe. Quanta decisão no movimento destes !

Animais de corpo

3.14 INGENUIDADE BOVINA !

O fato de bois e comandantes ideais terem o ``pensamento guardado´´ ( pois agem pelo sentimento ) não significa que eles não pensam, pensam sim, e tanto quanto cavalos e juizes ideais, ... só que no ato da comunicação eles `guardam o pensamento´, porque o pensar atrapalha o ser visto e ouvido,... afora gerar dúvidas, incertezas , prejudiciais ao ato de CONDUZIR.

O parágrafo acima nos faz compreender o porquê da ingenuidade BOVINA ( e por tabela, da CANINA ). Para quem acha isso uma injustiça , vale dizer que pela ÁRVORE DA VIDA o agir `` pelo pensamento ´´ é chamado de INTELIGÊNCIA e o `` pelo sentimento ´´, de SABEDORIA !.

Análise/Síntese

3.15 QUADRO COMPARATIVO

EQUINOS BOVINOS
prazer audiovisual VER/OUVIR SER VISTO/OUVIDO
o agir ` PENSANDO ´
(partindo , analisando)
` SENTINDO ´
(totalizando , sintetizando)
mente JULGADORA
(imparcial)
CONDUTORA
(parcial)
corpo INDECISO
(contido , contraído)
- diminuído -
DECIDIDO
(expandido , alongado)
- aumentado -
modos sensoriais PARTIDORES TOTALIZADORES
visão/audição segmentadoras aglutinadoras
fonação controlada pela audição não controlada pela audição
tato `pelo com pelo´ `pele com pele´
coordenação-motora `partida´ `totalizada´
fisiologia flexível rígida

3.16 SINCRONIA MENTE - CORPO

Evidente, leitor, que a separação entre mente e corpo é artificial. Uma mente ` partidora ´ requer um corpo ` partidor ´... e vice - versa ! Atente para o CAVALO...

A capacidade de PASSARINHAR, de mudar o rumo repentinamente, advém tanto da sua mente imparcial, flexível ( a que não opta a priori ) , como do seu corpo igualmente imparcial, partido ! A flexibilidade ocorrendo na mente e no corpo - na psique e no físico - , a sincronia é inevitável !

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