Introdução ligeira

A ÁRVORE DA VIDA, divulgada em época recente principalmente através da CABALA *, é um símbolo comum à diversidade de filosofias, ciências e religiões da Antiguidade. Ela simboliza a ligação entre os universos DIVINO e TERRENO, e indica que a vida neste último, inclusive a animal, é fruto da ação de duas energias arquetípicas : a da JUSTIÇA e a do AMOR.

Justiça e Amor

Mas o que significam as expressões JUSTIÇA e AMOR, ou melhor, como traduzi -las em uma linguagem menos lúdica, mais objetiva ?

* conteúdos da tradição hebraica.

1.1 JUSTIÇA E AMOR

Enquanto AGIR POR JUSTIÇA é dar vez e voz ao mínimo, à parte, ao indivíduo, ou por outra, é respeitar o direito que cada mínimo, cada parte, cada indivíduo tem, de SER OUVIDO ( E VISTO ),... AGIR POR AMOR é justamente o oposto! É privilegiar os direitos da maioria ( e não os de uma minoria ), os do todo ( e não os de uma parte ), os da coletividade ( e não os de um indivíduo )!

Justiça e Amor privilegia

Se a verdadeira JUSTIÇA separa, leva em conta as diferenças, trata cada um conforme cada um,... o verdadeiro AMOR une, desconsidera as diferenças, trata a todos de maneira igual.

Justiça separa, particula - amor une, totaliza!

Para o conhecimento Antigo, apenas os DEUSES têm condições de viver as duas energias num mesmo corpo. O seu CAVALO apenas uma... Qual das duas o move ?

Não se apresse em responder!

1.2 A ÉGUA ESTÁ SALTANDO!

Égua saltandoEla tem a consciência instintiva da PARTIÇÃO do seu corpo. Observe - a em câmara lenta! Ao se aproximar do obstáculo, os membros dianteiros gradualmente se partem, se diferenciam, se contraem... e após ultrapassá - lo, patas, tornozelos ( quartelas ), pernas e antepernas se descontraem, não todas de uma vez, mas cada qual a seu tempo. É a elegância do corpo ` PARTIDO ´! Nos bois, em complemento, estes membros têm dificuldade em contrair - se e ao se moverem, tendem a fazê - lo simultaneamente. É a rusticidade do corpo `TOTALIZADO´, a famosa `perna - dura´ dos bovinos, o que dificulta saltar obstáculos!

Corpo movido

1.3 PERCEPÇÃO

Percepção

1.4 HOLISMO

HolismoA abordagem holística do CAVALO envolve não apenas conteúdos desenvolvidos pelos conhecimentos moderno e antigo, como também abrange a análise comparativa deste animal com outros que lhe fazem companhia no Processo Evolutivo, a começar dos mais próximos, os BOVINOS!

Observe a elegância do CAVALO! Ele é capaz de mover apenas uma das patas e manter o resto do corpo em silêncio, imóvel. A sua ATRAÇÃO PARA A PARTE revela JUSTIÇA até na articulação dos membros!...

Repare, em contraponto, na rude beleza de um BOI, de uma VACA : se uma parte se movimenta, todas as demais tendem a ir atrás, juntas, unidas. Até na fisiologia BOVINA se manifesta o maior dos seus talentos : o companheirismo, base do AMOR!

Justiça / Amor

1.5 AMPLIAÇÃO

Para que o leitor tenha já de início uma visão afeita ao holismo, vamos incluir no nosso esquema outro par de mamíferos que compartilham o mesmo universo doméstico de EQUINOS e BOVINOS, e cujos corpos igualmente apresentam coordenações motoras opostas. Observe o esforço de cães e gatos pequenos ao tentarem subir os degraus de uma escada : enquanto os gatinhos são `elásticos´, o corpo ` PARTIDO ´, os membros facilmente dobráveis,... os cachorrinhos têm o corpo inteiriço, ` TOTALIZADO ´, precisam tomar distância senão se atrapalham!

Animais de coordenação motora

Se a JUSTIÇA é discreta, respeita, espera,... o AMOR não sabe ficar só, invade, tem pressa. Esta ` oposição de conduta ´ verificável nas populações acima, sugere que as energias arquetípicas atuam tanto em seus atributos físicos, quanto nos psíquicos!

1.6 CONFERINDO...

FELINOS e EQUINOS, `` JUSTICEIROS ´´, são mamíferos de instinto RESPEITADOR, de onde para domesticar um GATO ou domar um CAVALO, o primeiro passo é RESPEITÁ - LOS, isto é, considerá - los como individualidades, seres únicos, destacados de qualquer totalidade. CANINOS e BOVINOS, ao contrário, são mamíferos de instinto oposto, INVASOR, e por isso desconhecem a palavra RESPEITO. Quando destratados, esquecem o fato. É o AMOR...

Conferindo

O cachorro continuará lambendo o agressor, a vaca a dar o seu leite. Experimente fazer o mesmo com um gato ou um cavalo. Não obterá nada destes. É a JUSTIÇA!

Instintos

1.7 VOLTANDO À ÁRVORE

Antes de continuarmos investigando a influência das duas energias arquetípicas no Processo Evolutivo ( e em particular, na formação do CAVALO ), vamos neste tópico diferenciá - las mais concretamente, já que o leitor pode ainda estar em dúvida em relação a estes dois conceitos.

Se a JUSTIÇA é o mais sublime dos pensamentos, o AMOR é o mais sublime dos sentimentos, de onde essas duas energias são de naturezas opostas e complementares. JUSTIÇA é pensamento, AMOR é sentimento. É sob este enfoque que a ÁRVORE DA VIDA as diferencia.

Pensamento/Sentimento

E a convivência com os animais focalizados, confirma : enquanto os corpos de CAVALOS e gatos são ` PENSAMENTAIS ´ ( movidos pela energia do PENSAR ),... os de BOIS e CACHORROS são `SENTIMENTAIS ´ ( movidos pela energia do SENTIR )!

Cavalo é pensamento / Boi é sentimento

1.8 EXPLICANDO MELHOR...

O último parágrafo pode parecer estranho, mas visto sob a ótica holista, é facilmente esclarecido! Basta recorrermos ao GATO no desenho abaixo :

  • O agir pensando
  • Se no núcleo do PENSAR está o verbo PARTIR,
    no do SENTIR, o TOTALIZAR, UNIR...
  • O agir sentindo

Para quem lida com CAVALOS e BOIS, quer no arrasto de um arado, manejando - os no pasto ou os adestrando no picadeiro e nas pistas,... a equivalência de conduta no enfoque acima entre FELINOS e EQUINOS e entre CANINOS e BOVINOS, é um fato : os primeiros agem ` pensando ´, os segundos ` sentindo ´!

1.9 PERCEPÇÃO

Agir pensando / agir sentindo

1.10 O MÉTODO

Do exposto até o momento, provavelmente o internauta leitor já tenha um vislumbre do método que adotaremos para a construção do CAVALO ARQUETÍPICO.

Considere a população EQUINA. Podemos conhecê - la por dois caminhos : ou investigando a sua evolução no tempo ( desde o seu ancestral remoto até o atual Equus ), ou comparando - a com outra população animal, por exemplo, a BOVINA, e no atual momento. Por este último método conhecemos o CAVALO, entre outros aspectos, ` pelo que ele não é! ´, ou por outra, como constituinte de uma ESTRUTURA específica ( no caso, o par ` equino - bovino ´ ) ou ampliada ( incluindo cães e gatos ).

Sem dúvida que as duas investigações são necessárias para se determinar o conceito de uma população animal. No entanto, para a concretização do nosso objetivo, o de oferecer aos leitores uma visão ampliada do CAVALO, o método `comparativo´ é o mais indicado. Ele nos leva à região ARQUETÍPICA - a das explicações, dos `porquês´ - pelo caminho mais curto... e o mais importante : por uma abordagem simples e fácil.

O CAVALO APARENTE

a região dos `` porquês ´´
( o cavalo profundo )

1.11 JUSTIFICANDO O MÉTODO

Recordando : no nosso universo animal de quatro populações, o esquema desenvolvido indica a existência de dois ramos : de um lado, o dos corpos que se atraem `para a PARTE´ ( EQUINOS e FELINOS ) e do outro, o dos corpos atraídos `para o TODO´ ( BOVINOS e CANINOS )

Atraídos para o todo/parte

Observe agora - e atentamente - o ramo da esquerda e conclua conosco :

`` o que há de mais profundo nos CAVALOS é o que eles têm de igual, de comum com os gatos e não o que têm de diferente com eles,... de onde uma maneira de se conhecer EQUINOS mais intimamente é observarmos o que há de mais significativo nos FELINOS! ´´

1.12 O GATO

GatinhoQual o principal desejo de um gato ?

Evidente que um gato tem muitos desejos, dos mais óbvios ( como caçar, alimentar - se, acasalar,... ) aos mais exóticos. Mas não estamos nos referindo a nenhum destes e sim ao principal, o desejo que antecede a realização de todos os demais. Qual será ?

Um gato não faz nada sem antes VER e OUVIR! A caça é uma tocaia, atividade baseada na visão e audição. O alimentar - se é feito aos poucos, sem pressa, olhando cada naco, escutando cada mastigação. O acasalamento é um espetáculo de sons e imagens, um show! Cada um mostrando ao outro do que é capaz. Agindo desse modo eles se vêem e ouvem mutuamente, caso contrário, não ativam a libido sexual. O desejo de VER / OUVIR, portanto, antecedendo a todos os demais, é o fato mais significativo do instinto felino. E o principal desejo de um CACHORRO ?

1.13 O DESEJO CANINO

CachorroImagine - se caminhando pela rua com o amigo de quatro patas, quando distante, lá na outra esquina, alguém cantarola uma linda melodia! Na certa que o seu cão a ouvirá (e verá o cantante). Mas o que acontece ? Tão logo detecta o som, parte como uma flecha na direção da sua fonte, para fazer o que mais gosta : chamar a atenção sobre si, em outras palavras : ser visto e ouvido. Pula no cantador, mostra os dentes, late... Infelizmente a melodia será interrompida!

Conclusão : cães têm boa audição, mas não gostam de ouvir. Se gostassem, posicionariam - se para isso. Para eles, ver e ouvir é um meio, FAZEREM - SE VISTOS E OUVIDOS, o fim!

Libido

E quanto ao principal desejo dos BOVINOS?

1.14 O DESEJO DO BOI

Repare nos olhos do boi lhe encarando. Você acha que o desejo deles é realmente vê - lo, ou preferem que você os veja ?

Por acaso transmitem algum recado ?

Ora, o olhar que ao se comunicar transmite recados é o olhar para SER VISTO! Experimente ver alguém e ao mesmo tempo transmitir pelos olhos uma mensagem para este alguém. Você consegue vê - lo na acepção do termo ? Pois é assim que o boi vê!

Agora sim, estamos em condições de localizar a LIBIDO AUDIOVISUAL EQUINA * no espectro das quatro populações...

* o ` prazer sensorial instintivo´ no âmbito da visão/audição

1.15 EQUINOS

Cavalos

Assobie para o seu CAVALO! Os olhos do animal transmitem algum recado ? Certamente que não! Límpidos e cristalinos, tendem a ser utilizados exclusivamente para ver. Enquanto os de um bovino, como mares agitados, exteriorizam as intenções,... os do CAVALO são como lagos, não revelam os objetivos. Quando uma decisão é tomada, você é o último a saber! E desde que ` para onde a visão vai, a audição vai atrás ´, os ouvidos do CAVALO também são para ouvir.

Ao se comunicar

1.16 APARTE

O refinamento audiovisual de uma égua não é o mesmo de um gato, no entanto, ambos gostam de olhar e escutar, isto é, posicionam - se para isso, e como! Imagine - se no lombo de uma em noite escura como breu. A descida é íngreme e acidentada. Afrouxe as rédeas e relaxe,... a libido - audiovisual equina a fará escolher o melhor caminho!

libido VO

1.17 DOIS MUNDOS

Aparentemente, EQUINOS e BOVINOS não são tão diferentes. Ambos são mamíferos, herbívoros, têm quatro patas e um focinho, fazem companhia ao homem ;... sensorialmente, no entanto, são animais não só diferentes, como opostos entre si :... enquanto, quando em comunicação, os primeiros preferem se posicionar para RECEBER a imagem e o som do outro,... os últimos preferem EMITIR a própria imagem e o próprio som ao outro. São posturas opostas : uma de natureza RECEPTORA, a outra EMISSORA!

Olhos para ver/ser visto

Se o leitor é de opinião que o CAVALO tem prazer instintivo igual tanto em VER / OUVIR quanto em SER VISTO / OUVIDO, ou nunca questionou a existência dessas preferências, e se o fêz, não lhes deu importância,... está na hora de rever essas atitudes, pois a percepção desta DIFERENÇA é o início da sua entrada na região PROFUNDA...

Região aparente/profunda

1.18 ANTES DA DOMA

Para o conhecimento Antigo, o CAVALO de carne e osso que conhecemos emerge do seu ARQUÉTIPO : o CAVALO que une todos os cavalos! Qualquer equino e não importa a raça, a genética, a sua particular história,... contém materializado em seu GENOMA este CAVALO PRIMORDIAL. É nele que residem as explicações para as atitudes primárias ( as linguagens corporais e mentais básicas ) do cavalo aparente,... e os ` porquês ´ se desenvolvem sem ambiguidades.

Como o conhecimento que se tem atualmente dos EQUINOS não se apóia no seu esquema `sensorial primário´, fica difícil não só introduzir tratadores, domadores e aficionados, no que o CAVALO é ( apresentar o seu conceito, afinal a sensorialidade é o centro! ), como também fazê - los vivenciá - lo em sua inteireza e profundidade.

É por isso que sugerimos ao leitor, esquecer, por ora, os manuais sobre fisiologia e psique dos equinos, as regras da DOMA, atividades como CONJUNÇÃO e outras, os formalismos das várias escolas de equitação, da CLÁSSICA à WESTERN... e começar a imaginar - se em um redondel invisível, desvendando os segredos do CAVALO PROFUNDO, o arquetípico...

Antes da doma

1.19 REDONDEL ( 1 )

Esvazie o intelecto de tudo o que sabe sobre EQUINOS... e procure visualizar o seu cavalo naquilo que sensorial e primordialmente ele é : uma forma desenvolvida para VER / OUVIR e não para SER VISTA / OUVIDA! Evidente que é o mais belo dos mamíferos, incrivelmente estético,... algo para SER VISTO e OUVIDO! No mais profundo deste ser, no entanto, está o desejo de não sê - lo!

Perceber este fato é o primeiro passo para se compreender EQUINOS...

Conheça mais sobre Introdução: